que eu gostaria de falar com você um pouco sobre esta lista Forbes: por que você acha que o Presidente Putin foi nomeado o líder mundial mais influente?
É bastante surpreendente da imprensa e Forbes americana tem sido uma espécie de destaque. A cobertura da Rússia tem sido razoavelmente inteligente, imparcial, crítico, mas justo. Eu acho que eles decidiram agitar as coisas um pouco. Quero dizer, esse foi o ano de Putin no cenário mundial. Ele conseguiu impedir o ataque americano à Síria, deu refúgio a alguém que muitos de nós pensamos ser um grande herói - Mr. Snowden. Ele está tendo um bom ano. Há alguma justificação, há algum mal-entendido - Forbes não disse que a Rússia era o país mais poderoso do mundo. Eles disseram que o Sr. Putin foi, talvez, o homem mais poderoso do mundo, que é uma pergunta um pouco diferente. E a Rússia tem uma longa história de domínio pessoal e Putin personifica muito do Estado russo. Então, esse é o tipo de posição única, que alguém como Obama ou a liderança chinesa não tem. Não há uma pessoa na China, que produz esse grau de poder.
Ok. Vamos falar sobre a América eo presidente Obama. Barack Obama estava no topo da lista para os últimos anos, ele estava lá. Você acha que esta mudança de posições sinaliza a hegemonia americana está gradualmente em declínio?
Bem, eu acho que está gradualmente diminuindo. Eu não acho que não pode haver qualquer dúvida sobre isso. Simplesmente por causa do aumento de outros países. Quero dizer, houve um momento em que os EUA foi a relação diplomática fundamental para praticamente todos os países da Terra. Isso não é mais o caso. Não é tanto a ser suplantado pela Rússia, que é, você sabe, um país de tamanho médio com uma grande, alguém não diversificada, economia. Mas ele está sendo suplantada por uma Ásia em ascensão. O levantamento é, naturalmente, algo subjectiva. Obama pode ter começado o posto mais alto em dois anos consecutivos por causa de sua descrição de trabalho. E eu acho que, mais do que Forbes estava dizendo era que sua situação política em os EUA é invejável. Sua capacidade de manobra é estritamente limitada, como vimos recentemente. Assim que, independentemente do poder e no entanto muitos chefes de guerra nuclear ou trilhões de dólares de dívida os EUA podem ter, a sua capacidade de realmente implantar essa é um pouco limitado.
Bem, não há dúvida de que Obama está tendo um momento difícil com os republicanos e Saúde e muitas outras questões. Mas vamos falar sobre a Rússia, vamos voltar para a Rússia. O quanto isso vai afetar a imagem do país em geral? Temos as Olimpíadas chegando em menos de 90 dias, eu acredito e Putin está lá no topo da lista da Forbes. O quanto isso vai afetar a imagem do país?
Eu não tenho certeza que Forbes lista vai fazer uma diferença enorme, mas eu gostaria de dizer e repetir que este tem sido muito o ano da Rússia. Imagem de Putin no mundo em desenvolvimento e na Ásia, onde estou no momento, é realmente cada vez mais positivo. Ele era amplamente visto como tendo vencido um jogo de xadrez diplomático contra os EUA sobre a Síria. As revelações do Sr. Snowden mostraram-se simplesmente a hipocrisia de os EUA, que foi previamente choramingar copiosamente sobre a China de espionagem sobre eles. E agora, claro, verifica-se que eles estavam espionando quase todo mundo. Então, Putin tem certamente ganhou em respeito por aquilo que é visto como a ação de princípios por parte da Rússia no caso Snowden, pela história da Síria e por alguns dos outros sucessos diplomáticos. Você tem que ver isso em termos relativos, certamente no Ocidente você tem uma imprensa que é contemplar em certos interesses financeiros e políticos que não são extremamente pró-Rússia, para que a cobertura vai ser muito mais negativo em, digamos, Grande Grã-Bretanha ou a Alemanha. Talvez não tanto na Alemanha, mas, certamente, na Grã-Bretanha e França. Mas em grande parte do resto do mundo, estes são lugares que muito contar agora, quero dizer, Brasil, Índia, China, Putin tem bastante uma boa imagem.
Bem, eu gostaria de dizer muito obrigado por se juntar a nós.