Em outubro passado, Rafiq ur Rehman estava visitando sua irmã, quando um míssil atingiu zangão perto de sua casa, matando sua mãe, Momina Bibi, 67 anos, e ferindo seus três filhos.
viagem da família a Capitol Hill não foi um liso. Em setembro, seu advogado (também um companheiro com o Reino Unido grupo de direitos humanos Reprieve) Shahzad Akbar teve seu visto para entrar os EUA adiada por que ele acredita que foram razões políticas.
Mas agora a família de Rehman - incluindo seus filhos - e seu advogado está pronto para compartilhar sua história com o Congresso, tendo chegado em Washington no fim de semana para se preparar para terça-feira. Sua história é uma entre uma série de tragédias civis que questionam descrição dos programas de drones como kills altamente segmentados da administração Obama.
O Rehmans foram convidados para os Estados Unidos pelo deputado Alan Grayson (D-Fla.), que disse que é importante ouvir de pessoas que vivem sob o olhar do programa de drones controverso do país.
"Quando se trata de questões de segurança nacional, como ataques aéreos, é importante que ouvimos não apenas dos defensores desses ataques, mas também das vítimas", Grayson disse em um comunicado."Eles têm uma perspectiva única para compartilhar com o Congresso, e espero que os meus colegas vão participar deste importante evento."
Originalmente, o briefing do Congresso foi marcada para o mês passado, mas o Departamento de Estado recusou-se a emitir um visto de advogado Rehmans ', Shahzad Ahkbar.
Segundo Akbar, suas restrições de viagem impediu de falar em uma conferência de direitos humanos em Washington em abril passado, e, mais recentemente, ele também estava ausente em um "Life Under Drones", parte de uma conferência drones na Universidade de Nova Iorque.
Apesar da ausência de Akbar, com a ajuda do deputado Grayson a família Rehman foi capaz de garantir a organização de viagens para a reunião de 29 de Outubro.
O Rehmans, no entanto, gostaria de obter algumas respostas durante a sua visita para os EUA A família diz que ainda não tem nenhuma pista porque Momina Bibi foi alvejado e morto em seu jardim no ano passado.No relato dado ao jornal The Guardian, Nabeela disse que ela estava pegando quiabo no jardim com sua avó quando de repente ela ouviu um barulho
"Eu estava com medo", disse ela. "Eu percebi que minha mão estava doendo, que não era algo que tinha batido a minha mão e então eu comecei a correr. quando eu estava correndo eu notei que havia sangue saindo da minha mão . "
"Eu já tinha visto a minha avó logo antes tinha acontecido, mas eu não podia vê-la depois. Foi realmente muito escuro, mas eu podia ouvir gritar quando ele tinha batido nela."
Por sua vez, a administração Obama diz que tem um registro oficial sobre vítimas civis como resultado de ataques aéreos, mas ele se recusa a dividir o número por razões de segurança nacional. Ele afirma que a contagem é significativamente menor do que os números flutuando em público (que variam entre dezenas a centenas de mortes).