sábado, 30 de julho de 2022

Se dizer a verdade me colocar na lista negra de 'propagandistas russos' da Ucrânia, usarei essa etiqueta com orgulho Scott Ritter

 Scott Ritter

© AFP FOTO / Ramzi HAIDAR
Scott Ritter
Quando se trata de análise baseada em fatos, eu prefiro a chamada 'propaganda russa' sobre a 'verdade ucraniana' todos os dias.

Em 1997, voei para Kiev, em missão com a Comissão Especial das Nações Unidas para buscar a assistência do governo ucraniano na investigação das atividades de um cidadão ucraniano suspeito de vender ilegalmente componentes de mísseis balísticos e capacidades de fabricação para o Iraque em violação do Conselho de Segurança. -impostas sanções econômicas. Durante minha visita, tive várias reuniões com altos funcionários do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, incluindo seu secretário, Vladimir Horbulin. Saí em bons termos, com os ucranianos concordando em cooperar (eles acabaram não concordando) e esperando que eu transmitisse sua boa atitude às autoridades americanas na esperança de que isso ajudasse seu desejo de adesão à OTAN (eu fiz, de fato, isto.)

Vinte e cinco anos depois, esse mesmo Conselho de Segurança e Defesa Nacional, por meio de seu "Centro de Combate à Desinformação" , publicou uma lista negra de indivíduos considerados "promovendo a propaganda russa".


Meu nome está nesta lista . Meus "crimes" incluem descrever a Ucrânia como base da OTAN, desafiar a narrativa em torno do massacre de Bucha e definir o conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia como uma "guerra por procuração entre a OTAN e a Rússia".

Eu sou culpado em todas as três acusações, e mais.

Mas não sou propagandista russo.

O Centro de Combate à Desinformação foi criado em 2021por ordem do presidente ucraniano Vladimir Zelensky. É chefiada por Polina Lysenko, advogada formada em direito em 2015, cujo currículo inclui tempo no National Anticorruption Bureau, no Gabinete do Procurador-Geral (onde recebeu uma comenda do Federal Bureau of Investigation dos EUA) e, até a sua atual nomeação, como Diretora do Departamento de Política de Informação e Relações Públicas de uma operadora ferroviária estatal.

Lysenko reveladoo trabalho do Centro de Combate à Desinformação aos embaixadores dos países do G7, bem como à Finlândia, Israel e OTAN logo após sua nomeação. Seu chefe, o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Aleksey Danilov, enfatizou "a importância de coordenar ações com parceiros estratégicos no combate às operações de informação hostil e no combate à desinformação", enquanto o chefe do Gabinete do Presidente, Andrey Yermak , indicou que espera "que o Centro se torne não apenas um centro ucraniano para combater a desinformação, mas também internacional". Segundo Yermak, o centro estava "totalmente operacional".

Polina Lysenko, ao traçar os objetivos e a missão de sua organização, enfatizou que "a verdade será a arma principal".

Ela deveria ter começado verificando Yermak - dois meses depois que ele declarou seu centro "totalmente operacional", a mídia ucraniana estava relatando que o centro não tinha "instalações, financiamento e funcionários". Lysenko era a única funcionária e "ela não recebe seu salário há vários meses". O Centro deveria ter uma equipe de 52 funcionários, que receberiam cerca de US$ 2.000 por mês. O Ministério das Finanças foi responsável por encontrar os fundos para o centro, algo que não havia feito em meados de junho de 2021. Lysenko trabalhava sozinha em um "pequeno escritório no térreo do prédio do Conselho de Segurança e Defesa Nacional".

É difícil dizer a verdade quando você não está sendo pago, parece.

Um ano depois, embora o financiamento e a equipe não pareçam ser um problema (graças em grande parte à subscrição da folha de pagamento do governo ucraniano pelo contribuinte dos EUA), o controle de qualidade é. Tomemos, por exemplo, o caso descrito por Lysenko e sua nova agência sobre desinformação contra mim. Se "descrever a Ucrânia como uma base da OTAN" faz de alguém um propagandista russo, então eu deveria ter sido acompanhado por Ben Watson, um editor do jornal notoriamente pró-russo (enfatizou o sarcasmo), Defense One, que em outubro de 2017 publicou um artigo com a manchete auto-explicativa "Na Ucrânia, os EUA treinam um exército no oeste para lutar no leste." O artigo detalhou o trabalho feito por militares dos EUA e da OTAN no Joint Multinational Training Group - Centro de Treinamento de Combate Yavoriv da Ucrânia no oeste da Ucrânia - literalmente uma base da OTAN dentro da Ucrânia - onde a cada 55 dias um batalhão do Exército ucraniano era treinado de acordo com os padrões da OTAN para o único propósito de ser implantado no leste da Ucrânia para combater os separatistas apoiados pela Rússia no Donbass.

Sugestão, Sra. Lysenko - quando seu país hospeda um contingente permanente de tropas da OTAN em seu solo, isso o torna uma base da OTAN

. Analistas de combate à desinformação de alto nível (mais uma vez, sarcasmo) também destacaram minha avaliação do massacre de civis em Bucha no final de março e início de abril como tendo sido cometido pelas forças ucranianas. Lysenko estava em boa companhia aqui - eu estavabanido do Twitter por esta mesma análise. A cerca de quatro meses das atrocidades cometidas em Bucha, mantenho minha análise - o conjunto de fatos não mudou. Estou preparado para debater esta questão com Polina Lysenko e toda a sua equipe, ao vivo na televisão ucraniana, sempre que ela quiser. Debaterei com qualquer pessoa, em qualquer lugar - é assim que permaneço confiante em minha análise original. A verdade, afinal, é minha principal arma.

A última acusação levantada contra mim pelos intrépidos detetives da verdade de Lysenko, de que eu rotulei o conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia como uma "guerra por procuração entre a OTAN e a Rússia", novamente questiona o profissionalismo de sua equipe. Afinal, o russo auto-ódio nascido em Moscou, Max Boot,em 22 de junho, chamou o conflito da Ucrânia de "nossa guerra também". É uma das poucas vezes que concordo com Max Boot em qualquer coisa. Boot, no entanto, estava apenas ecoando a articulação do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, da política dos EUA em relação ao conflito na Ucrânia como focada em enfraquecer a Rússia apoiando a Ucrânia - uma espécie de definição de livro didático de um "conflito por procuração".

Faça melhor, Polina Lysenko - pelo menos tente marcar alguns pontos baratos, destacando o fato de que grande parte da minha análise sobre a Ucrânia é publicada pela Russia Today (por exemplo, este artigo). Rússia. Claro, você teria que lutar com o fato de que minha análise também é publicada em vários veículos não-russos - quero dizer, que tipo de propagandista russo é publicado por editores americanos e britânicos?

E depois, é claro, há a questão complicada da equipe editorial russa controladora. A seguinte troca serve como um guia:
Eu: Algum interesse em me aprofundar na apresentação de Stoltenberg sobre "pagar o preço"?

Controlando o Editor Russo: Qual é a sua opinião?

Eu: Acho que Stoltenberg não entende o alcance do preço.

Editor russo controlador: É o mesmo discurso em que ele disse 'pare de reclamar', certo?

Eu: Sim.

Controlando o Editor Russo: Legal, vamos fazer isso.
A intenção estratégica da máquina de propaganda russa está bem documentada lá. Eu não posso acreditar que eu caí nessa.

Sarcasmo à parte, a publicação pelo Centro de Lysenko de uma lista negra dos chamados "propagandistas russos" deveria ser um insulto para quem acredita nos conceitos de liberdade de expressão. Tenho orgulho de estar associado a muitos daqueles que se juntaram a mim nessa lista - Ray McGovern, Tulsi Gabbard, Douglas MacGregor, John Mearsheimer e outros. Estou confiante de que todos os mencionados aqui diriam que suas motivações ao tomar a posição que têm sobre o conflito na Ucrânia é buscar a verdade - a verdade real, não a versão confusa promulgada por Polina Lysenko e seus analistas pagos pelos americanos. Nenhum se considera propagandista russo, mas sim praticantes americanos da liberdade de expressão, do tipo protegido pela mesma Constituição dos EUA que muitos dos indivíduos citados (e eu) juramos defender e defender.

Vou concluir falando por mim mesmo - se aderir à análise baseada em fatos que resistiu ao teste do tempo é a nova definição de 'propaganda russa', então conte comigo. Certamente é melhor do que a versão orwelliana de liberdade de expressão sendo cogitado pelo governo dos EUA e seus representantes na Ucrânia (veja o que eu fiz lá?).

Scott Ritter é um ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e autor de 'Desarmamento no Tempo da Perestroika: Controle de Armas e o Fim da União Soviética'. Ele serviu na União Soviética como inspetor de implementação do Tratado INF, na equipe do general Schwarzkopf durante a Guerra do Golfo, e de 1991 a 1998 como inspetor de armas da ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário