© en.alalam.ir 
Executado Shia Sheikh Nimr al-Nimr
    
Press TV realizou uma entrevista com Alexander Azadgan, professor de Gestão Estratégica Global da Califórnia, para discutir a execução da Arábia Saudita de proeminente clérigo xiita Sheikh Nimr al-Nimr. O que se segue é uma transcrição aproximada da entrevista: Press TV: É um dia triste para o mundo muçulmano e também quando se trata de direitos humanos que um defensor dos direitos humanos foi executado na Arábia Saudita simplesmente por expressar seus pontos de vista. O que você acha disso? Azadgan: Bem, eu vou quebrar o protocolo e estado acadêmica que o regime saudita vai queimar no inferno por fazer isso com ativistas de direitos humanos. Agora, não há nenhuma dúvida sobre o tratamento da Arábia Saudita de dissidentes. Se o rei Salman tinha qualquer credibilidade para começar com o que eu não acredito que ele tivesse qualquer, ele acaba de perder a ... última gota de sua credibilidade. Eu quero saber se existe algum acordo maquiavélico que foi feito no fundo, porque apenas hoje ou nos últimos dias ou assim que ouviu falar sobre a abertura da embaixada saudita em Bagdá. Gostaria de saber se alguns dos elementos extremistas no Iraque exigiu a cabeça do Sheikh a fim de ter Arábia Saudita estabeleceram relações diplomáticas com ele. Então, este é um dia muito, muito escuro para o ativismo de direitos humanos, para os movimentos de liberdade e Sheikh Nimr al- Nimr certamente garantiu seu martírio na história islâmica e se os sauditas estavam preocupados com uma revolta xiita, eles têm apenas garantido que, fazendo isso. Press TV: agora centenas de veículos armados estão sendo enviados para a região de Qatif que foi a fortaleza de Sheikh Nimr onde ele contou com o apoio mais popular. Agora, os movimentos de resistência já apelaram para protestos em massa nas ruas. O que vamos ver nas próximas horas? Azadgan: É difícil prever isso, mas. A forte demonstração de força demonstra como fraco o governo saudita está Esta não é uma demonstração de força, esta é uma demonstração de fraqueza que matar um homem iria galvanizar milhares, senão milhões de cidadãos sauditas na província oriental ou al-Qatif, como é conhecido em árabe. Tenha em mente que é também a área rica em petróleo da Arábia Saudita. Assim como um economista político gostaria de prever o eventual aumento do preço do petróleo por causa da estabilidade potencial que [seria] entram em que região. Nós apenas temos que ver qual a reação do governo Obama para isso seria. Eu não estou falando sobre declarações. Estou a falar de ações reais no terreno e a administração de Obama não está honestamente alegou que fica do lado da liberdade e da Primavera Árabe e da liberdade e dos direitos humanos, eu não penso assim. Eles vão manter o mesmo arranjo que eles têm tido com os sauditas. Eu não vejo qualquer mudança nisso. Também 2015 foi um dos anos mais negros da história da decapitação na Arábia Saudita. Eu acredito que em torno de 157 são decapitados na Arábia Saudita. Então, quando eles abrem sua embaixada em Bagdá e eles falam sobre o desejo de trazer estabilidade e civilidade em que região, isso me faz ... vômito na hipocrisia do regime saudita controlados.

 Assista ao vídeo da entrevista aqui.