domingo, 25 de junho de 2017

Como a internet me transformou em um "apologista da Rússia" Eu finalmente percebi que os Estados Unidos odeiam a Rússia porque a Rússia se recusa a ser um Estado cliente Margaret Janssen

Começou em 2008. Antes disso, não prestei atenção ao que estava acontecendo na Rússia. Eu vi algumas manchetes: Chechênia, padrão, embarques de trigo em ajuda. Eles eram o tipo de coisa que você vê no rastreamento na parte inferior da tela na CNN. Isso foi o suficiente; Eu tinha outras coisas para se preocupar.
Mas então, meu primo disse, veja esta foto de uma reunião entre Putin e Bush em Pequim. Eles estavam nas arquibancadas falando sobre algo ruim - Putin parecia feroz e Bush parecia flummoxed. Whoa, houve uma guerra começando? Que guerra? Onde?
Bem, um coisa levou a outro. Eu estava curioso. TV era horrível e o site da CNN tinha poucos fatos, então comecei a pesquisar. Os sites de notícias europeias eram muito melhores. O vídeo de todos os tanques russos serpenteando pelas montanhas do Cáucaso e fora do túnel de Roki para a Geórgia foi bastante impressionante. Oh, porcaria, pensei, aqui vamos nós: Armageddon. Então, durante o fim de semana, todos os meios de comunicação dos EUA - quando mencionaram a guerra durante as pausas dos jogos de futebol e das Olimpíadas - cada vez mais ofegou sobre a agressão russa e nenhuma provocação e olhar para a Europa Oriental, você será o próximo.  
Mas isso não coincidiu com o que vi nas notícias russas, indianas e alemãs. O que eu vi em notícias que não eram dos EUA era o soldado georgiano rindo enquanto ele se filmava atirando buracos em blocos de apartamentos ou os donos de lojas em um mercado de Gori dizendo bombas? Que bombas? Ainda estamos aqui.
propaganda
Ou os carros queimados, alguns ainda em chamas, que uma vez tinham famílias vivas tentando fugir de Tshkinvali, Ossétia do Sul. Ou as pessoas que tiveram que enterrar seus mortos secretamente em seus jardins, não cemitérios, por medo dos foguetes georgianos. Ou a mulher dias depois, que disse ter visto soldados de pele negra com insígnia americana incluída com os mortos georgianos. Ou a pequena garota americana que havia visitado a família lá quando a Geórgia atacou e disse: Graças a Deus, os russos estavam lá, e a FOX News foi imediatamente a uma pausa na estação e a afastou das câmeras.
O que eu não vi em notícias não-americanas foi o exército russo invadindo Tbilisi. Eu prevei que eles iriam circular na capital, puxar as armas nas bases militares lá e voltar para o norte. E eles fizeram. Eu não vi o exército russo bombardeando o palácio presidencial, embora, se tivesse sido responsável, o presidente Saakashvili não teria tido um palácio para dormir. Mas o exército russo estava mais restrito do que eu teria sido. No meio da semana eu previ que os russos atacaram perto de Senaki, e com certeza o fizeram.
Como eu sabia? Encontrei dois mapas na web que mostravam onde estavam todas as bases militares e onde estavam todas as batalhas. Com uma exceção, eles se correlacionaram; Essa exceção foi aonde duas rodovias cruzavam perto de Gori e lá os russos alcançaram os georgianos. 
Então eu descobri que eu poderia dizer onde os russos iriam em seguida. Uma vez que percebi o que os russos estavam fazendo, eu comecei a rir. Eu especialmente ri dos sites de notícias dos EUA, que todos pareciam ter recebido o mesmo memorando: Bad Russia invadiu Poor Little Georgia por não há boas razões. Mesmo quando Saakashvili mudou sua história e admitiu que ele havia começado a guerra e cortado as forças de paz russas para chegar aos Ossétias ("Eu menti, mas eu tive um bom motivo!"), Os sites de notícias americanas ficaram presos à sua história padrão.
Depois que o tiroteio parou, eu realmente ri quando os militares dos EUA exigiram que a Rússia devolva quatro Humvees que os russos capturaram na batalha. Ou seja, ou pagar os US $ 450.000. Por apenas quatro fofos Humvees! Nós nem sequer dizemos se havia armadura sobre eles ou qualquer coisa. E de volta para casa, poderíamos comprar o varejo, expulsar o lote, não negociar, por US $ 80.000 cada (preço de 2008). Não podia acreditar no bronze. Se isso fosse o que o Departamento de Defesa pagou por eles, então nós "recebemos" pelos fornecedores. Novamente! (Os russos mantiveram os Humvees como prêmios de guerra, eu ouvi depois. Boa sorte com a milhagem de gás, caras.)
propaganda
Assim, com a guerra da Geórgia, fiquei um pouco cético com as notícias dos EUA e muito interessado na Rússia e sua liderança. E eu aprendi desde então que a guerra da Geórgia não era um acaso, que a nossa mídia sempre faz a história errada ou apenas conta a metade e que o governo dos Estados Unidos ainda está no negócio de começar as guerras de procuração contra a Rússia. Esqueça que "ganhamos" a Guerra Fria de acordo com o presidente Reagan. Nós ainda lutamos em 2008, apenas com ataques furtivos e tentando "cercar a cerca" da Rússia com bases militares.
Então, por que tememos tanto a Rússia que tivemos que envolver a OTAN em torno dela? Demorou um tempo para chegar a uma conclusão - enquanto eu assistia o que Medvedev e Putin estavam fazendo, leia todos os escândalos russos discutidos longamente em casa, descobriram todas as notícias estrangeiras que possuíam sites de língua inglesa e se inscreveram nas pesquisas de notícias do Google.
Os russos haviam desistido do comunismo, de modo que não poderia ser o motivo. Eles tinham muitos recursos que eles não nos deixariam disparar, e o desligamento de Yukos arrebatou a posse do vovô Rothschild, assim como ele estava fechando os dedos, então deve ter sido econômico. Também a Rússia fez as grandes ofertas de petróleo e gás com a China e avaliou-os em Yuan, e não em dólares. Econômico novamente.  
Eu finalmente decidi que os Estados Unidos odeiam a Rússia porque a Rússia se recusa a ser um Estado cliente. E especialmente odiamos Putin porque ele faz os russos pouco cooperativos e ele é tão popular em casa que não podemos derrubá-lo com uma revolução da cor. Ele é o seixo no nosso sapato, um que continuamos tentando encontrar e remover, mas de alguma forma não conseguimos desalojar. Então, nós olhamos para o resto do mundo como se estivéssemos fazendo uma pequena dança engraçada enquanto nos queixamos de Putin. 
Enquanto isso, nossos meios de comunicação continuam batendo a bateria sobre como Putin é um ditador e a Rússia está prestes a entrar em colapso, qualquer dia agora, e como devemos ter muito medo deles porque eles nos odeiam pela nossa democracia. Eu me pergunto por que nossa mídia realmente quer que tenhamos medo da Rússia.

Eles estão planejando uma guerra em breve?  Outra? Aquem devemos nos juntar e apoiar? Eles não sabem que podemos receber notícias reais fora dos EUA?
Os meios de comunicação americanos continuarão a acusar a RT de divulgar "notícias falsas", mas eles são os que fazem a RT aparecer como "Radio Free America" para pessoas que estão cansadas do mesmo velho screeching em casa.

Coloque-me céptico. Eu acho que isso me faz um "apologista da Rússia".

Sem comentários:

Enviar um comentário