quarta-feira, 7 de junho de 2017

"Eles o filmaram antes de fornecer primeiros socorros": pai do garoto cheio de sangue em Aleppo e coberto de poeira, na RT. Tempo publicado: 7 de junho de 2017 09:03

"Eles o filmaram antes de fornecer primeiros socorros": pai de sangue e garoto de Aleppo coberto de poeira na RT

O menino sírio, cujo rosto traumatizado coberto de sangue e poeira brilhou através das telas de mídia e provocou indignação global, foi filmado e explorado puramente "por causa da propaganda", o pai do menino que agora vive em Aleppo liberado disse à RT Ruptly.
Omran Daqneesh foi resgatado dos escombros no rescaldo de um bombardeio no distrito de Qaterji, rebelde de Aleppo, em agosto de 2016. O polêmico grupo de defesa civil síria, mais conhecido como o White Helmets, lançou poucas imagens de Omran sentado em uma cadeira de ambulância .
O grupo White Helmets tem uma reputação controversa. Enquanto eles são aclamados como heróis voluntários pela mídia mainstream ocidental, e até mesmo tem um documentário ganhador do Oscar sobre eles, sua reputação no terreno na Síria é muito mais sinistra.
Testemunhas acusam-nos de colaborar com grupos terroristas, filmando relatórios encenados sobre o seu trabalho de resgate, envolvendo saqueos e outros crimes. Membros do grupo foram capturados na câmera várias vezes realizando atos duvidosos, inclusive ajudando a aparente execução de um prisioneiro.
A foto rapidamente se espalhou pela Internet, usuários chocantes e perturbadores de mídia social.
O Departamento de Estado dos EUA durante o governo Obama mesmo chamou a criança "o rosto real" da guerra síria e o "regime brutal de Damasco".
Agora, quase um ano depois, a agência de video da RT Ruptly alcançou Omran e sua família em Aleppo, controlada pelo governo.
"Meu nome é Omran Daqneesh, tenho quatro anos", disse o menino sorridente . Seu pai, Mohammad Kheir Daqneesh, disse a Ruptly que a família " estava em tanta turbulência por causa dos insurgentes e por causa dos problemas que eles fizeram propaganda".

"Graças a Deus, agora a situação está melhorando, o exército está avançando e liberando as áreas, e voltamos para nossas casas, a situação agora está melhorando" , disse ele.
Mohammad lembrou aquele dia em que a família foi atingida por um ataque aéreo: " Estávamos sentados em nossa casa assim. Omran e eu estávamos passando um tempo se divertindo em nossos celulares. Então ocorreu a greve ".
Mohammad perdeu a noção de seu filho enquanto procurava outros membros da família e, quando finalmente encontrou Omran, viu "insurgentes" já filmando seu filho.
Mohammad disse que, enquanto estava ocupado em salvar sua família, "os insurgentes aproveitaram a oportunidade e filmaram minha família quando saíam da casa".
"Eles levaram Omran para fornecer-lhe primeiros socorros, mas antes de participarem dele, eles o sentaram para fotografá-lo. Por que essa fotografia? Porque esta fotografia é para explorá-lo, como se ele fosse alvo, sua lesão era grave ", disse Mohammed, batendo o grupo White Helmets para explorar seu filho para propósitos de propaganda.
"Com relação aos capacetes brancos, eles trabalham principalmente com a imprensa, é uma ferramenta profissional que eles estão usando" , disse ele. "As fotografias que abordam as emoções, elas valem um preço. Algumas delas trabalham juntas sobre essas coisas; Entre a mídia e os Cascos brancos ".
Omran recebeu lesões leves na greve, enquanto seu irmão Ali morreu naquele bombardeio, sucumbindo às feridas dele no hospital, em agosto. Perguntado por que ele não deixou o pai do leste de Aleppo Omran disse: "Eu poderia ter assumido o risco, mas não posso colocar minha família em risco ... É por isso que esperamos até que haja uma chance de sair".
Mohammed Daqneesh diz que tudo o que ele queria no ano passado e hoje é que ele e sua família devem ser deixados sozinhos.
"Eu não pedi nada com respeito a Omran. Sem mídia, sem fama, nada. Eles o fotografaram sem minha vontade. Eu o trouxe de volta para que ninguém o explore. Eu raspei a cabeça, eu até mudei seu nome, eu impedi-lo de ir à rua " , disse ele, explicando que, além da atenção da mídia, ele estava recebendo ameaças.
"Não consigo conspirar contra o país; Não estou recebendo dólares para prejudicar meu país. Eu sou um ser humano um cidadão que vale a pena como qualquer outro cidadão. Esta criança vale o mesmo que qualquer criança ".

Sem comentários:

Enviar um comentário