sexta-feira, 15 de agosto de 2014

AFRICANOS ACORDEM. África: Outra MAÇÃ da discórdia entre a China e os EUA? Os Chineses investem em infraestruturas e economia. Os norte americanos investem com bombas e destruição das infraestruturas.

                   
Concorda ou discorda com Marina Dzhashi
18:00 14/08/2014
Tags: Política , EUA-África Leaders Summit , Estados Unidos , África
África tem um grande potencial econômico para o investimento estrangeiro, no entanto, os conflitos locais em curso apresenta uma série de ameaças associadas com as oportunidades. Saiba quais são os desenvolvimentos propensos a seguir, como resultado da cúpula e que está na loja para a África nesta edição de concordar ou discordar.
Como um continente de grande potencial econômico e importância estratégica da África atrai investidores do exterior com o investimento chinês até agora é o mais agressivo. Alguns analistas acreditam que a China e os EUA rivalidade a África pode escalar ao ponto de guerra fria.
Rádio VR de concordar ou discordar discute como justifica esta visão é withGeorge Koo, fundador de Alianças Estratégicas e Brendon O 'Reilly, um jornalista e escritor de China Outlook. Cerca de 50 chefes de Estado africanos convergiram em Washington DC para discutir como fortalecer os laços entre os EUA e uma das regiões que mais crescem no mundo.

África como estrategicamente importante é para os EUA?
Brendan O'Reilly : Eu acho que a África é extremamente importante estrategicamente por várias razões. O que todo mundo está focando agora é o crescimento econômico. Na esteira da grande recessão África é o continente, que está crescendo mais rápido em termos de PIB. África é estrategicamente importante em termos de guerra global dos EUA contra o terror. Agora, vemos em muitos África de conflitos locais, muitas vezes com os maiores movimentos islâmicos transnacionais. E isso é de grande preocupação para os EUA.
George Koo : Eu acho que eles estão apenas começando a perceber o quão importante é a África, porque esta cimeira é praticamente a primeira cimeira importante que os EUA tiveram com a África. Os europeus, os japoneses, os chineses - todos eles tinham Africano cimeiras anos.
Discutir a importância da cúpula eo potencial rivalidade entre os EUA ea China sobre África. Alguns podem realmente dizer que essa rivalidade pode escalar até o ponto onde os dois países poderiam começar uma guerra fria com o outro. Até que ponto você concorda ou discorda com isso? Como justificam essas opiniões e pensamentos?
George Koo : Eu acho que é a percepção ocidental e da compreensão ocidental, a maneira ocidental de olhar as coisas, o que é que a rivalidade ea competição deve inevitavelmente levar a uma guerra. E isso é, infelizmente, a atitude no Capitólio e em Washington. Eu desafio essa noção por isso deve levar a competição econômica, inevitavelmente, para a guerra?
Para se ter uma guerra, é como bater palmas, você tem que ter as duas mãos. Se dispostos apenas a mão para bater palmas ea outra objeção, pode não haver guerra, a não ser, é claro, de fazer a provocação, o que aconteceu no passado. A competição económica em África deve ser bom para a África. Isso significa que as grandes potências econômicas estão prestando atenção e quer começar seu negócio.
Esta é uma visão muito positiva sobre as coisas, mas a realidade pode realmente mostrar o contrário. Se olharmos para a China e sua política externa, e os seus vizinhos primeiro, e sua afirmação na região da Ásia-Pacífico, os EUA é certamente preocupado com a expansão da China lá e assertividade de suas políticas. Essa é uma região que causa tensão entre os dois países. E a África é outro, porque o investimento chinês não é muito agressivo. Alguns analistas podem estar certos em dizer que a tensão realmente chegar ao ponto de ebulição. Brendon, quais são seus pensamentos, onde você está nisso? Você concorda com o que George disse ou você acha que as previsões como esta, dizendo que a tensão entre os EUA ea China podem aumentar no futuro, são realmente justificados?
Brendan O'Reilly : Eu concordo parcialmente com George. Eu acho que ele está correto ao dizer que existem grandes diferenças, mas não é necessariamente vai levar a um conflito aberto. Eu acho que existe um elevado grau de rivalidade geopolítica e econômica. Agora, a política externa chinesa não é baseada em ideologia, é essencialmente baseada em interesses. Você olha para a política da China não só internacionalmente, mas, mesmo internamente, eu acho que mudou muito desde que Deng Xiaoping assumiu o poder.
Deng Xiaoping muito disse a famosa frase: "Não importa se é um gato preto ou um gato branco, o gato que cace ratos é um bom gato". Isso é essencialmente a política chinesa em todo o mundo. China não está tentando impor a sua visão da sociedade ideal, ou o governo ideal, ou o estado ideal nesses países na África. China é, essencialmente, tentando olhar para seus próprios interesses econômicos. E se você olhar para o lado militar, não há soldados chineses na África, com exceção de algumas missões de manutenção da paz da ONU.
Eu acho que a abordagem da China em África e no mundo é apenas radicalmente diferente do que a dos Estados Unidos. China é, essencialmente, tentando ganhar este conflito por não combatê-la.
Os interesses são mais relacionados aos negócios do que qualquer outra coisa.
George Koo : Em termos pragmáticos, a China não tem interesse em assumir os Estados Unidos militarmente. Eles sabem que é uma proposição perde-perde, mais claramente do que, eu acho, os políticos em Washington. Os políticos em Washington não parece compreender que os Estados Unidos a partir de um ponto de vista militar, tem um prato cheio e já não pode dar ao luxo de assumir mais. O orçamento não podia pagar, ele vai à falência, pois é.
É isso mesmo, mas mais uma vez a complexidade da situação na região pode colocar mais exigências sobre os Estados Unidos militarmente, por isso não sei como certos conflitos irão funcionar.
George Koo : Esperançosamente, um líder iluminado ou dois vai vir nos Estados Unidos e bater-se na cabeça, e dizer - oh meu deus, não podemos continuar no curso que estão acontecendo, não podemos continuar com ser o polícia do mundo, temos de partilhar o fardo, temos que trabalhar com outras pessoas e nós temos que trazer a China como um parceiro, e não como um adversário. Quando chegar a esse ponto, eu acho que, realmente vai ter em algum lugar, porque, então, todo mundo vai estar em um caminho win-win.
Claro, e isso é certamente uma forma muito construtiva de fazer as coisas.Temos discutido até agora a China e os EUA e seus pontos de vista sobre a África e as suas políticas, mas aqui eu gostaria de pedir-lhe brevemente também sobre a França. Esse é outro jogador que tem interesses no continente, porque a França tem um monte de colónias. Então, o que você pode dizer sobre a influência da França na África, em comparação com a China e os Estados Unidos?
Brendan O'Reilly : Eu acho que, a França tem uma grande influência cultural da África e da influência econômica. Francês é a língua comum dos negócios em muitos países africanos, devido à história do colonialismo. Mas eu não acho que você pode comparar França em pé de igualdade com os Estados Unidos ou a influência chinesa na África nos dias de hoje. Acho que a França, devido ao orgulho político, ainda mantém este sentimento de influência na África. Mas quando você olha para as realidades no terreno, eu não acho que ele realmente é. O comércio total entre a Europa e África, a totalidade da Europa, no ano passado foi cerca de US $ 137bln. E a França, eu acho, tem uma grande parte disso, mas você não pode compará-lo com o norte-americano ou a influência chinesa.
George Koo : Acho que o que Brendon diz é verdade. Eu acho que a França está se comportando de forma responsável para com suas ex-colônias, tentando ajudá-los a combater o terrorismo e fornecendo alguma assistência militar. Essa parece ser óbvia no que eles estão fazendo no Mali e na Argélia e lugares assim. Mas eles não são uma mão pesada. E assim, não é uma presença altamente visível, exceto quando essas colônias se meteu em problemas e precisava de alguma ajuda real na tentativa de combater o terrorismo islâmico que está acontecendo naqueles parte de África. A França não é o jogador mais importante, é realmente China, que tem sido o principal jogador e Estados Unidos, que gostaria de recuperar sua posição na África.
Voltando para a cimeira que teve lugar em Washington recentemente - era um evento de três dias e muitos chamavam sem precedentes. Que tipo de expectativas que você tem? Quero dizer o que são as coisas que vão sair e, basicamente, o que é o significado da cúpula eo que podemos esperar que aconteça depois que seria igualmente benéfica para os EUA e África e outras partes interessadas?
Brendan O'Reilly: Eu acho que, essencialmente, o que saiu desta cimeira recente, é o impulso econômico. Não era apenas sobre o governo dos Estados Unidos e os governos africanos, mas também as empresas dos Estados Unidos, as grandes corporações multinacionais com sede nos Estados Unidos que estão sendo incentivados a investir em África por parte do Governo americano.
Quanto ao efeito a longo prazo, eu acho que nós vamos ver um aumento da atenção na África, mas na medida do lado do negócio vai, eu não vejo como os Estados Unidos podem mudar as coisas por este ponto. Como George mencionado, como o comércio chinês em África tem crescido, o comercial dos Estados Unidos com a África tem realmente diminuído recentemente. Eu acho que existem várias tendências e as razões para isso. Uma delas é que você tem esse aumento de fracking e indo atrás de recursos naturais nos Estados Unidos, de modo que os Estados Unidos não precisa importar lotes de óleo de África.
E se você olhar para o que a África precisa agora em termos de desenvolvimento econômico, eu não acho que é o que as empresas americanas são especializados em anymore. O que você está vendo agora é grande empresas chinesas estão se movendo para países mais estabilizados, como a Etiópia e Madagascar e configurar fabricação. A China tem um problema agora, onde o custo da mão de obra é muito alto. Se você está sendo pago fabricação de calçados no sul da China que trabalham em uma fábrica, você pode ser pago em torno de US $ 400 por mês, enquanto que na Etiópia que pode ser pago US $ 40 por mês. África está no fundo e agora eles têm a oportunidade de realmente desenvolver sua fabricação. E é isso que as empresas chinesas têm experiência em.
George Koo : Claramente, quando 50 países africanos vieram para esta cimeira, que é claramente uma indicação de prestígio, que mantê-lo em os EUA e é por isso que eles vieram. Você sempre pode esperar vir longe de cimeiras deste tipo, de todos os tipos de declarações, das intenções de fazer o bem. E isso vai ser a consequência imediata da cúpula.
Como muito do que vai ser realizado na estrada, como Brendan apontou, China e os EUA, o que eles têm a oferecer é muito diferente. China tem o derrubar de fabricação que possam injetar África. Mais uma vez, ironicamente falando, é a situação orientada para o capitalismo. É claramente um caso clássico de água que flui para baixo. Se você é o país de baixo custo, faz sentido para a China para ir e investir lá, desde que você pode justificá-la do ponto de vista da produtividade.
Os EUA vão estar vindo de oferecer coisas de alta tecnologia na medida em que há um mercado lá, há uma oportunidade. Uma das coisas que eles conversaram sobre a cúpula era como EUA poderiam fornecer eletrificação na infra-estrutura de cana elétrica na África. Se isso realmente iria acontecer é difícil dizer, porque, mais uma vez, na China, quando você se move em direção à África, as distâncias tendem a se mover em conjunto com o Governo.
Nos Estados Unidos, as empresas privadas não têm o hábito de se mover em conjunto, em sintonia com a política do governo dos Estados Unidos. Então, um monte de desconhecidos. Ele continua a ser visto. Eu acho que se a oportunidade econômica está lá, vai atrair o setor privado.
Como George justamente colocá-lo, há um monte de desconhecidos neste momento e, é claro, há uma série de oportunidades que oferece o continente e lá também são ameaças associadas a essas oportunidades, e em parte porque a região não é muito estável no momento, alguns países têm uma situação muito volátil politicamente e economicamente, e como as coisas se desenvolvem para a região economicamente e politicamente dependerá, é claro, para a estabilidade interna. Por enquanto, é muito interessante ver como o continente emerge e quais as oportunidades que tem para oferecer, tanto para investidores nacionais e estrangeiros. Discutir as oportunidades que a África tem para oferecer para EUA e China ea possibilidade de rivalidade entre os dois países sobre o continente hoje eu tive comigo George Coo que é um observador de China e fundador de alianças estratégicas e Brendon Riley, jornalista e escritor para a China Outlook.

Sem comentários:

Enviar um comentário