sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Vítimas afegãos foram deixados no escuro "- Amnistia Internacional.

Vítimas afegãos foram deixados no escuro "- Amnistia Internacional
18:00 15/08/2014
Tags: crimes de guerra , os direitos humanos , Anistia Internacional , Afeganistão , Estados Unidos
Crimes de guerra dos EUA no Afeganistão foram "sem investigação e sem punição", diz Anistia Internacional. Rádio VR está a estudar a questão com Olof Blomqvist , porta-voz da AI, eAhmed Quraishi , Senior Research Fellow com projecto para o Paquistão No século 21.
Os militares dos EUA não consegue manter seus soldados responsáveis ​​por homicídios ilegais e outros abusos no Afeganistão. Esta é a conclusão do recente relatório da Anistia Internacional divulgado em 11 de agosto. Os autores do documento de 84 páginas intitulado deixado no escuro dizer que os crimes de guerra aparentes ter ido "sem investigação e sem punição".
Vindo a nós com mais detalhes sobre o estudo é Olof Blomqvist , porta-voz da Anistia Internacional, que acaba de voltar de Cabul, onde ele viajou para o lançamento do relatório. Então, a primeira pergunta a ele é - Existe alguma razão para que o AI escolheu este momento especial, a publicar o relatório?
Olof Blomqvist : O relatório está focada em apenas as mortes de civis por parte das forças internacionais no Afeganistão. Então, nós não cobrimos as forças de segurança nacional afegãs ou grupos como o Taleban. A razão para isso é porque a transição da segurança está em pleno andamento; as tropas internacionais estão deixando o Afeganistão. Muitos já esquerda e as forças de segurança nacional afegãs estão começando a assumir.
Então, nós realmente pensamos que era importante destacar essa questão da falta de prestação de contas e da falta de justiça para os assassinatos de civis nas mãos das forças internacionais, antes de deixar o país. Caso contrário, há um risco real de que os países norte-americanos e da Otan deixaria para trás um legado de impunidade e ressentimento no Afeganistão.
Quantos civis foram mortos ao longo desta campanha antiterrorista no Afeganistão?
Olof Blomqvist : Nós não fizemos nossa própria pesquisa quantitativa no sentido de que nós contamos o número exato de civis mortos desde 2001 Existem outras organizações que mantêm a par disso. A ONU é a mais notável, que libera uma revisão anual de mortes de civis no Afeganistão. Mas simplesmente não há estimativa precisa. A estimativa total de 2001 é de que milhares de pessoas foram mortas pelas forças internacionais. Então, não é muito preciso.
Mas nós já conversamos no relatório do período de 4 anos no Afeganistão, entre 2009 e 2013 e estimou-se que cerca de 1.800 civis foram mortos pelas forças internacionais durante esse tempo. Devo esclarecer aqui que, sob a lei internacional nem todo assassinato de um civil é ilegal. É somente quando os civis são mortos indiscriminadamente ou quando são directamente visados, que o direito internacional diz que matar um dos civis é de fato ilegal.
que nós fizemos no relatório é a seguinte: nós nos concentramos em dez casos emblemáticos que envolveram matar dos civis, principalmente nas mãos das tropas norte-americanas. Nestes casos, nós contamos 140 civis que foram mortos e isso inclui 50 crianças.
Mas eu acho que é importante notar que, na verdade, ao longo dos últimos anos o número de mortes de civis provocadas pelas forças internacionais, deixou cair muito substancialmente no Afeganistão. Então, existem basicamente duas razões por trás disso.
Uma delas é que, para seu crédito, os países da OTAN, incluindo os EUA, têm tomado medidas para proteger os civis melhor. Eles cortam as práticas como os ataques aéreos, por exemplo, que custam uma enorme quantidade de mortes de civis quando eles foram usados ​​no máximo um par de anos atrás. Mas outra razão é que as forças internacionais simplesmente fazer menos luta, porque as tropas afegãs estão assumindo e são responsáveis ​​pela maior parte da segurança.
Mas mesmo se nós estamos vendo essa queda no número real de civis sendo mortos, não tem sido acompanhada por responsabilidade ou justiça para as vítimas. E isso é realmente o que o nosso relatório foca. Nós já documentou como milhares de afegãos ficaram completamente sem justiça, como os militares dos EUA têm simplesmente ignorado uma forte evidência de crimes de guerra que temos documentado, e ainda não realizou investigações adequadas.
Em muitos dos casos que examinamos , os EUA ou a NATO admitiria ter possivelmente matado os civis e anunciar que eles estavam olhando para ele, e que eles estavam realizando suas próprias investigações. Mas o problema é que eles muitas vezes basta ir em silêncio depois, não haveria comunicação não mais público sobre se essas investigações foram realizadas, o que as conclusões foram.
Assim, as vítimas afegãs e os civis afegãos ficaram completamente no escuro. E isso é realmente o que estamos pedindo neste relatório - que queremos ver essas pessoas obter a justiça que merecem que atualmente estão sendo negados.
Falando sobre essas pessoas que estão sendo levados à justiça, você se lembra do caso de Abu Ghraib? Em última análise, havia algumas pessoas punidas por torturas e humilhação de prisioneiros etc mas de alguma forma aqueles eram apenas as pessoas na terra, que fizeram tudo isso, certo? Mas seus superiores parecem ter sido imune, embora, obviamente, eles estavam bem cientes das práticas.
Olof Blomqvist : Um dos principais focos de nosso relatório (que é o que você tocou em cima quando você mencionou o acampamento Abu Ghraib) é o sistema de justiça militar dos Estados Unidos e como que fomenta esse tipo de impunidade em torno dos casos. E muitas vezes é apenas nestes casos muito alto perfil, quando há uma enorme quantidade de pressão da opinião pública ea atenção da mídia, tais, que os EUA é uma espécie de vergonha em realizar a investigação real.
Assim como em nosso relatório, por exemplo, durante este período que nosso foco é de mais de 4 anos, mesmo que documentou 1.800 mortes de civis, estamos apenas cientes de 6 casos em que os soldados norte-americanos realmente enfrentado acusação sobre essas mortes. O maior destaque é o assassinato de 16 civis por Bales sargento em Kandahar, por exemplo.
E eu acho que a nossa conclusão do relatório é que ele é realmente baixo para um mesmo tipo de falhas sistêmicas e estruturais no sistema de justiça militar dos Estados Unidos, que garante que este tipo de falta de prestação de contas só vai sobre e nunca é abordado. O sistema de justiça militar dos Estados Unidos é essencialmente uma forma de auto-policiamento, ele conta com os soldados e comandantes-se a denunciar os abusos de direitos humanos. Mas há um evidente conflito de interesses existe e que os soldados e comandantes pode acabar criminalizando a si mesmos, se eles realmente denunciar abusos. Então, há muito pouco incentivo para fazê-lo.
E os militares dos EUA também são imunes a processos no Afeganistão. Assim, as próprias vítimas afegãs têm realmente nenhum recurso legal até mesmo pressionar para a acusação nestes casos ".
Diz Ahmed Quraishi , Senior Research Fellow com o Paquistão Federal Projeto Programa de Reorganização Para o Paquistão No século 21:
"Acho que o mais recente relatório da Anistia Internacional é um documento histórico.Ele marca o épico de todo o projeto liberdade americana no Afeganistão, toda a operação Enduring Freedom, que começou em 2001, eu acho que nós estamos vendo uma acusação grave do que os EUA tentaram fazer no Afeganistão. E eu acho que os detalhes, se alguém fosse ler o relatório, ele ficaria horrorizada com os tipos de crimes que têm sido documentados. E eu acho que a equipe da Anistia Internacional fez um ótimo trabalho no detalhamento e em documentar esses incidentes.
E eu só iria rapidamente se referir a dez incidentes que eu estava passando, que listadas 140 civis, não combatentes, e não o Taliban, não terrorista, mas 140 civis afegãos que foram mortos, incluindo 50 crianças Desses 140 foram mortos nesses dez incidentes.Então, eu acho que o projeto de liberdade americano, por assim dizer, no Afeganistão tem sido um enorme fracasso.
E além deste relatório, eu acho que não haveria outra acusação maior de todo este projecto - o projeto norte-americano no Afeganistão - que o caso do sargento do Exército Bergdahl que em 2009 abandonou sua unidade militar, porque ele não aprovava o que o Governo dos EUA e os militares dos EUA estavam fazendo no Afeganistão.
Obviamente, ele estava a par de um monte de detalhes que, infelizmente, nunca mais saiu. E para os próximos anos, provavelmente, podemos não ser capazes de saber exatamente quais foram os motivos reais, o que essas coisas eram de que sargento do exército Bergdahl viu, que o levou a abandonar sua unidade militar e não esperar pelo fim de seu dever mandato no Afeganistão, para voltar para os EUA e talvez expor ou revelar essas coisas que ele viu, que ele opôs-se no Afeganistão.
Assim, este relatório é um documento histórico, de fato.
Mas, se eu entendi direito, as mortes de civis provocadas por esta campanha antiterrorista no Afeganistão, não se limita apenas ao Afeganistão. Paquistão parece ter sofrido também.
Ahmed Quraishi : Eu acho que os militares dos EUA e as unidades de inteligência que estavam operando no Afeganistão desempenhou um papel fundamental na perpetuação da crise em nossa região, e em multiplicá-lo por meio de táticas que, na verdade, o aumento do extremismo na região, em vez de reduzi-la. E, claro, um dos principais motivos foi a morte de civis. Graças a uma grande e ampla condenação internacional do assassinato de civis, nós vimos uma redução nas operações militares dos EUA que resultam em mortes de civis. Mas, infelizmente, o padrão ainda continua e não estamos vendo um fim a isso.
E eu só iria chamar muito rapidamente a sua atenção para uma reação sobre isso.Estamos vendo agora uma reação. Um sinal da reação é o que você chama de "mortes amigáveis", onde você está vendo soldados afegãos mais e mais e policiais afegãos, treinados pelos militares dos EUA, transformando suas armas contra seus treinadores, sobre as autoridades norte-americanas. E recentemente tivemos um general americano que foi morto. Assim, há uma reacção. E há uma razão para isso.
E eu acho que a Amnistia Internacional revelou apenas a ponta do iceberg. E eu acho que o nível de raiva dentro do Afeganistão sobre essas mortes de civis é enorme. E uma das razões por que os EUA eo governo afegão continua a lidar com a crescente insurgência, e uma das razões para a insurgência é que os insurgentes não encontrar o apoio de segmentos da população afegã que estão zangados com essas mortes de civis.Então, basicamente, os EUA eram o seu próprio maior inimigo no Afeganistão. Através das mortes de civis minou seu próprio projeto lá.
Quando estamos falando sobre as mortes de civis, quando se sabe que, ao mesmo tempo, existem todos os tipos de armas de alta precisão e os americanos e as forças da OTAN estão a trabalhar em terra, o que significa que eles podem lidar com o seu modo de funcionamento mais precisão do que eles estão fazendo, como é que vamos explicar um grande número de vítimas civis tal. É apenas negligência ou é algum tipo de tática? Porque isso é algo que também estamos testemunhando em Gaza, isso é algo que estamos testemunhando no sul da Ucrânia. Quero dizer, os civis estão sendo mortos em grande número na guerra contemporânea. 
Ahmed Quraishi : A opinião pública internacional tem dado os militares dos EUA um monte de benefício da dúvida ao longo da última década, principalmente no Afeganistão.E todos nós, é claro, tentou encontrar, eu diria, os pretextos ou mesmo desculpas. Talvez a situação é muito difícil, o terreno é muito difícil; eles estão lidando com um muito difícil e um inimigo cruel e assim por diante. E, de alguma forma todos nós na opinião pública internacional, parcialmente justificado o que aconteceu.
Mas acho que o relatório que está lendo agora - o relatório da Anistia Internacional - e outros incidentes que agora temos evidências concretas, eu acho que ela revela sem sombra de dúvida que as mortes de civis, as vítimas, tudo isso foi muito sistemático e foi planejado. E detalha a Anistia Internacional formas sistemáticas em que as evidências foram escondidos, os planos foram postos em prática para punir a população civil.
É bastante claro, eu acho, que o tempo chegou para nós para pôr fim a esta indiretamente justificar as mortes de civis por causa da resistência do inimigo que as forças enfrentam ou por causa da dificuldade do terreno. Eu acho que é bastante claro agora que esta era bastante sistemático.
No caso de Gaza, também estamos lendo agora mais e mais relatórios que estão a surgir na mídia israelense ea mídia internacional, as pessoas que agora estão falando abertamente sobre os civis como alvo é, na verdade, não é mais uma negligência ou algo que acontece por causa de uma supervisão, mas, infelizmente, há segmentos no serviço militar (que vimos no exército de jovens, por exemplo, no Afeganistão) que efectivamente incorporar punir a população civil como parte de seus planos militares mais amplas para derrotar seus inimigos.
Então, eu acho que o tempo chegou para nós a falar abertamente sobre como é errado atacar civis em qualquer operação militar. E eu acho que é bastante claro a partir do relatório da Anistia Internacional de que os militares dos EUA, o Pentágono tem sido claramente envolvido na segmentação dos civis no Afeganistão, para que os militares dos EUA também está ficando um blowback agora na forma do número grande e crescente de soldados afegãos, policiais afegãos que se voltam suas armas contra os soldados norte-americanos e os generais norte-americanos sempre que tiver uma chance.
E, finalmente, o que poderia ser o resultado deste despertar da opinião pública internacional? Você acha que os americanos, que são responsáveis ​​pelas mortes de civis, vão ser responsabilizados, a longo prazo?
Ahmed Quraishi : eu estava fazendo uma espécie de compilação ou uma comparação entre o número de vezes que eu já vi na mídia americana, por exemplo, argumentos que são normalmente utilizados pelo Pentágono para justificar seus próprios "erros" em zonas de guerra - o número de vezes que esses argumentos foram feitas e foram aceitos na mídia norte-americana. É claro que o nível de aceitação foi maior imediatamente após 9 \ 11 e nos anos subsequentes não muito longe de 2001.
Mas, recentemente, eu vejo essas pessoas, por exemplo, nos meios de comunicação americanos, que justifiquem e usar argumentos que são normalmente flutuavam pelo Pentágono, essas pessoas encontram-se a ser assediada mesmo dentro da opinião pública norte-americana, e muito menos a opinião internacional.
Assim, o nível de blowback, o nível de raiva está aumentando e eu acho que é uma evolução muito positiva, embora se trata muito tarde, quase 13 anos depois da guerra no Afeganistão e onde vimos as mortes de civis, no Iraque. Levou um longo tempo, mas acho que a opinião pública internacional é uma espécie de jelling up, está ficando forte, fala-se.
E mais importante, estamos vendo os apologistas do exército norte-americano de cometer crimes de guerra em zonas de guerra, especialmente no Afeganistão e no Iraque, os apologistas para os militares dos EUA cada vez mais se vêem sendo cada vez mais cercado e isolado até mesmo dentro dos meios de comunicação americanos .
Então, eu acho que nós estamos vendo uma evolução positiva com o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, no início deste ano que passa uma resolução contra o uso irresponsável de aviões não tripulados. Eu acho que a comunidade internacional está se movendo muito firmemente na direção de criminalizar as mortes de civis. E eu acho que o relatório da Anistia Internacional, certamente, vai desempenhar um grande papel nisso.
E eu olho para a frente a 27 sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU do próximo mês. Estou ansioso para ver a reação ao relatório da Anistia Internacional. E eu espero que a comunidade internacional será capaz de exercer mais pressão sobre os EUA para responsabilizar esses elementos dentro do exército norte-americano que foram encontrados além da dúvida de ter sido envolvido em crimes de guerra no Iraque e no Afeganistão ".

Sem comentários:

Enviar um comentário