sexta-feira, 23 de maio de 2014

' Mundo afastando hegemonia financeira americana "

O presidente russo, Vladimir Putin (L) é cumprimentado pelo presidente chinês Xi Jinping, antes da cerimônia de abertura, no Expo Center na quarta Conferência sobre Interação e Confiança Edifício Medidas na Ásia (CICA) cúpula em Xangai em 21 de maio de 2014. (Foto: AFP / Mark Ralston)
O presidente russo, Vladimir Putin (L) é cumprimentado pelo presidente chinês Xi Jinping, antes da cerimônia de abertura, no Expo Center na quarta Conferência sobre Interação e Confiança Edifício Medidas na Ásia (CICA) cúpula em Xangai em 21 de maio de 2014. (Foto: AFP / Mark Ralston)
Com o acordo China-Rússia realizada fora do sistema de dólar vemos o início do de-dolarização e de-americanização do mundo, ex-secretário assistente do Tesouro, Paul Craig Roberts disse RT.
RT: Um número de empresários ocidentais boicotaram a St. Petersburg fórum econômico . Eles vão perder?
Paul Craig Roberts: Eu acho que é apenas uma forma simbólica de acomodar Washington. Eu não acho que isso significa alguma coisa, eu não acho que as empresas na Alemanha, por exemplo, querem prejudicar as relações com a Rússia, nem o querem na França. Então eu não acho que isso significa muito. O que é muito mais significativo é que o número de países asiáticos que estão vindo para este fórum, e negócio de energia assinado pela Rússia e pela China, é uma indicação de que o mundo estará se afastando de hegemonia financeira americana.
Esta grande quantidade de energia será realizado fora do sistema de dólar, isso aqui é o começo da de-dolarização, o início do de-americanização. Esta é uma indicação de que os dois grandes países, a Rússia ea China, estão formando uma aliança estratégica, porque eles estão cansados ​​de serem perseguidos e corte dos mecanismos ocidentais, eles estão cansados ​​das ameaças. Então, eles estão se movendo em uma nova direção, e eles vão tomar grande parte do mundo com eles. Eu não acho que os países europeus que têm fortes relações econômicas com a Rússia vai querer perder aqueles.
Este é um começo de uma volta da Rússia em direção ao Oriente. Anteriormente a Rússia estava focado em ser aceito pelo Ocidente, sendo aceito pelos americanos. Ele esperou por anos para ser autorizado a aderir à OMC. Eu acho que isso foi um erro por parte da Rússia, porque o Ocidente não é a parte nascente do mundo. A parte crescente do mundo é o Oriente.
RT: pressão de Washington pode ser responsável por algumas figuras de negócio não vai para o fórum, mas há outras razões?
PR: Eles fizeram isso por essa razão, se há oportunidades que poderiam ter feito lá, se eles não estiverem presentes que eles não podem fazer os negócios. Nesse sentido, é uma má decisão. Eu não sei quantos países realmente decidido não vir. Eu acho que de uma maneira as empresas de cartão de crédito americanos foram feridos pelas sanções que Washington manteve falando porque isso já obrigou a Rússia a desenvolver suas próprias empresas de cartão de crédito, o que deveria ter feito há muito tempo atrás.
Ele sempre foi um mistério para mim que os países economicamente estáveis ​​continuar a operar dentro do sistema financeiro americano. Eles são dependentes de empresas de cartão de crédito americanas, por exemplo. Eles são dependentes de empresas americanas de internet, que simplesmente permite que a NSA a espionar-los melhor. Por que aceitar tal dependência de instituições econômicas americanas? Eu nunca entendi. Eu acho que em certo sentido estes desenvolvimentos são bons para a Rússia, porque isso significa que ele está agora a desenvolver a sua própria infra-estrutura e não ser dependente de infra-estrutura de Washington para as comunicações, para as finanças, para o crédito. Portanto, este desenvolvimento é bom para a Rússia, não é bom para Washington.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fala durante a cerimônia de abertura da Cooperação Naval 2.014 exercício naval China-Rússia conjunta em um centro da base naval Wusong em Xangai, em 20 de maio de 2014 de comando. (AFP Photo / Alexey Druzhinin)
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fala durante a cerimônia de abertura da Cooperação Naval 2.014 exercício naval China-Rússia conjunta em um centro da base naval Wusong em Xangai, em 20 de maio de 2014 de comando. (AFP Photo / Alexey Druzhinin)

RT: Um monte de pessoas são esperadas para vêm da Ásia para o fórum. Podemos esperar qualquer grandes acordos comerciais entre a Rússia e que parte do mundo?
PR: Eu acho que sim. Eu quero dizer todos os países precisam de energia e todos os países estão ficando cansados ​​de bullying ocidental. Maquinações ocidentais, o ar de superioridade sobre o mundo que Washington tem. Não foi há muito tempo que o presidente Obama declarou que os EUA eram o país excepcional. Isso significa que vir em primeiro lugar, você é segundo. Outras pessoas não gostam de pensar em si mesmos como segunda classe, então eu acho que este é o início da transformação que tem sido implícito na organização conhecida como BRICS. Isso está começando a formar-se e ser uma coisa real.
RT: Você acha que há uma genuína preocupação do Ocidente sobre crescentes laços entre a Rússia ea China?
PR: Sim, há muito preocupação. A doutrina política externa americana chama de Washington para impedir a ascensão de outras potências mundiais. Então agora é confrontado não apenas com duas potências emergentes globais, mas estes dois poderes têm uma aliança mútua e ambos entendem que Washington está cercando-os com bases militares. Washington tem bases terrestres nos países bálticos, na Europa Oriental; possivelmente eles vão ser no Azerbaijão, Geórgia, Ucrânia. E a China se confronta com novas bases navais e aéreas americanas posicionadas para controlar o fluxo de navios através do mar do Sul da China. Assim, ambos os países consideram que Washington tem em mente bainha-los, evitando a sua ascensão e eles estão formando uma aliança estratégica, porque os dois são mais fortes juntos do que de forma independente. E isso preocupa Washington muito.
Eu acho que tem exagerou, deveria ter aceitado a cooperação da Rússia, ele não deve ter visto a ascensão da China como uma espécie de ameaça. Mas fez erro em demonizar os dois países e que está tentando operar nos caminhos que impedem ou retardam o crescimento desses dois países.Portanto, esta é uma situação muito séria para o mundo, porque tem a implicação de uma guerra séria.

Sem comentários:

Enviar um comentário