Washington tem quase 30 mil tropas no terreno no sul. Um tratado com Seul apela para o comandante militar dos EUA para levar tanto o contingente americano e 640.000-forte vigor da Coréia do Sul em caso de guerra com o Norte. Radio VR conversou com Richard de Bush , que é o diretor do Centro de Estudos de Políticas Nordeste Asiático na Brookings Institution com sede em Washington, DC Em sua opinião, uma grave crise entre as duas Coreias é altamente provável.
Os EUA estão planejando aumentar sua presença militar na península coreana, no caso de uma crise com a Coréia do Norte? Você acha que uma crise tão grave é a probabilidade?
Definitivamente. Há um par de diferentes razões por que uma crise pode ocorrer. Um seria a Coréia do Norte testar seus mísseis balísticos de longo alcance ou de suas armas nucleares. Esse é um tipo de crise.O que é mais relevante em termos do passo que os EUA tomaram recentemente é um ataque convencional limitada pela Coreia do Norte à Coreia do Sul. Você deve se lembrar que havia dois ataques desse tipo em 2010 e sabemos que eles têm um líder mais imprudente na Coréia do Norte. Então eu acho que a possibilidade de um ataque deste tipo está subindo.
Como a crise afeta a situação na região?
No passado, quando a Coreia do Norte realizou um ataque convencional, limitada contra a Coreia do Sul.Coreia do Sul tem sido bastante passiva em sua resposta. Depois dos dois incidentes em 2010, a Coréia do Sul alienado a sua política e, agora, a Coreia do Sul intensa para responder a tal provocação de uma forma mais forte, de forma proporcional, mas ainda forte. E ninguém sabe se a Coréia do Norte, então, aumentar ainda mais. Portanto, há a possibilidade de que a situação fora de controle o que afetaria o interesse não apenas da Coréia do Sul, mas também a China, os EUA, o Japão ea Rússia.
Será que outros países sejam afetados também?
Além dos cinco Eu acho que não. Obviamente, se for uma grave crise que também afetará a Coreia do Norte. Mas esta é, creio eu, bastante conter dentro nordeste da Ásia.
Como Pyongyang reagiu?
Nós não sabemos. Isso é o que torna bastante perigoso. Mas eu acho que há um acordo entre os EUA, Coreia do Sul e Japão, que requer impedimento aumentar as capacidades e fortalecer braço determinação para responder a qualquer ataque provocante.