Baixar o arquivo de áudio
Este é João Robles, você está ouvindo uma entrevista com Michael Ratner, presidente emérito do Centro de Direitos Constitucionais e do Presidente do Centro Europeu de Direitos Humanos e Constitucionais. Ele também é o advogado norte-americano para o WikiLeaks e Julian Assange.Esta é a parte 3 de uma entrevista mais longa.
Ratner: O que aconteceu agora é, em que os britânicos abriram uma investigação do Guardian, de um homem chamado Miranda, que é parceira da Glen Greenwald, e olhando-o sob a sua lei contra o terrorismo, a olhar para as revelações que têm ocorrido em todo o GCHQ , que é a sua agência de inteligência, como o nosso NSA. E eles já abriu uma investigação criminal sobre isso. 
E quando Miranda entrou, através de Londres, que, claro, perguntou-lhe para os 9 horas, eles estão autorizados a fazer segundo o seu direito, e se você não responder as perguntas que você pode ir para a cadeia por três meses. 
Então, Sarah Harrison e situações de outras pessoas eu acho, é que a Inglaterra é, talvez, é difícil dizer, mas talvez seja mais opressivo agora que os Estados Unidos são. 
Robles: Sinto muito, eu assisti parte da audiência (bem, eu assisti tudo isso) que o editor do The Guardian fez na frente da comissão parlamentar, que foi impressionante! Parecia algo que estava em ... era ainda pior do que os Estados Unidos eo questionamento que, por exemplo, George Galloway enfrentado, quando ele foi acusado de receber dinheiro do Programa Petróleo por Alimentos. Você está familiarizado com isso? 
Ratner: Sim, é claro. 
Robles: O cozimento que o Editor do Guardião tem ... Quero dizer, e, claro, eles saem e eles questionaram o seu patriotismo. 
Ratner: Bem fariam semelhante, provavelmente, com algumas pessoas de direita nos Estados Unidos, em nosso Congresso. Mas a Inglaterra eu acho que é realmente pior do que neste país, do que os EUA no momento. 
que quero dizer, é escandaloso o que eles fizeram. Quero dizer que eles têm um Ato de Segredos Oficiais, assim .. Bem, eles simplesmente não gostam de coisas publicadas, mesmo se eles não são classificados, e então eles têm essa investigação do The Guardian - um jornal - que, mesmo se eles não nunca indiciar o Guardian, e eu ainda acharia incrível se fez. É muito frio, que basicamente faz com que o Guardião não deseja publicar qualquer coisa. Quero dizer, de Glen Greenwald sempre teve um bom relacionamento, aparentemente com o Guardian, em última análise, à esquerda, talvez pelo motivo de que o Guardião estava recebendo tanta pressão que não podiam continuar a publicar Glen Greenwald. 
Então, é uma situação extraordinária no Reino Unido agora. E a minha recomendação não seria para as pessoas, se é Glen Greenwald ou outras pessoas, outros, para ir para o Reino Unido agora porque você está indo para ser Cronograma 7ED. 
Isso é o que eles fazem quando você cruza a fronteira, se me é, ou você, ou qualquer um, a polícia britânica agora tem autoridade em sua legislação contra o terrorismo, a sua lei de imigração, ou não, as suas pessoas de imigração, a mim ou a você parar , ou qualquer um de 9 horas e nós temos que responder a cada pergunta. Não temos o direito legal de não responder. 
E como eu disse, se não responder, somos acusados ​​de terrorismo e temos uma sentença de prisão três meses. Agora, a pena de prisão não é tão longa, mas pense nisso: você está passando por um processo todo e, em seguida, você vai ter uma condenação por terrorismo. Vá pegar um avião, depois de sair da cadeia - boa sorte! 
Robles: Sim, certo! Duas perguntas, eu sei que você provavelmente está fora do tempo já, mas se você pudesse, sobre si mesmo. Qualquer coisa pessoal? Porque eu tenho certeza que você já teve a sua quota de ameaças e assédio. Fiquei me perguntando se talvez você pudesse compartilhar nada disso com a gente? 
Ratner: Você sabe, com certeza, neste caso recente - não. O que é interessante para mim ... é que é claro que a NSA está espiando em todo mundo nos Estados Unidos e, provavelmente, a maior parte do mundo. 
No caso de qualquer um - e, claro, todos os meus clientes são estrangeiros, se eles estavam em Guantánamo ou em Guantánamo famílias, ou Julian Assange, ou as pessoas que trabalham com o WikiLeaks - eo Governo diz abertamente: "temos o direito de grampear tudo ". É melhor o cidadão americano está em comunicação com alguém que queremos descobrir sobre o exterior. Assim, é de 100% que tudo é vigiado. 
O que é interessante para mim é que eles ainda não tocou os advogados, e eu acho que seria muito grande um fedor agora. Se voltar de Berlim, ou voltando do Reino Unido, que me parou no aeroporto, eles levaram o meu computador. Claro, eu não viajar com muito, mas se eles fizeram isso seria um grande escândalo, e eu acho que eles provavelmente preferiria se concentrar nas pessoas que pode pregar com mais facilidade, do que obter um todo um outro espetáculo de ir atrás os advogados que representam as pessoas. Esse é o meu palpite.
Isso não quer dizer que tudo o que faço, ou tudo o que digo, incluindo esta conversa com você não é gravado. Claro que é. Mas isso é apenas a maneira como a vida é agora, e não apenas para os advogados, por Julian Assange e WikiLeaks, mas para qualquer pessoa fazer este tipo de trabalho. 
Robles: Agora você diria que há uma guerra contra os jornalistas e os buscadores da verdade, e denunciantes agora? E você vê que termina em breve, ou você vê uma luz no fim do túnel, ou isso é só vai ficar mais escura?
Ratner:  Bem, nós estamos no meio da guerra. Quer dizer, o governo Obama processou mais pessoas, mais jornalistas e mais pessoas para espionagem do que todas as outras administrações juntas.
Mas o que é interessante é que o Governo não está realmente ganhando agora. Quero dizer, sim, Edward Snowden está em Moscou, Julian Assangeis na embaixada do Equador, Jeremy Hammond - a Stratfor hacker ele está na prisão, Barrett Brown está na prisão. E eles realmente sido capaz de ... você sabe Sarah Harrison está em Berlim, e Glen Greenwald está no Brasil, mas eles estão todos a funcionar. Quero dizer, você sabe, tanto quanto eu sei. Eu não sei o que Edward Snowden está fazendo, mas os outros são todos ... talvez não Jeremy Hammond na prisão, mas todos eles estão ainda em funcionamento.
E para que haja uma verdadeira luta acontecendo, eu acho que não só em os EUA, mas em todo o mundo, entre os governos e as empresas privadas que querem tanto vigiar pessoas e manter a informação em segredo, até mesmo os seus crimes sujos segredo, e as pessoas e os ativistas e os jovens, que querem expor isso e acreditam que a democracia precisa de verdade.
E o governo estava ganhando esta, até há alguns anos atrás e, em seguida, o WikiLeaks tem configuração e Chelsea Manning avançou, Jeremy Hammond veio para a frente e, em seguida, é claro, Edward Snowden avançou.
E então eu não acho que neste momento o governo está ganhando mais. Como ele vai sair é imprevisível, mas as forças da luz certamente parecem estar empurrando para trás pesadamente contra as forças do governo das trevas.
Robles: maravilhosas! Muito obrigado. Gostaria de comentar sobre a frase ridícula que Jeremy Hammond tem? Eu tentei entrar em contato com você no dia da audiência, mas ...
Ratner: Sim, Jeremy Hammond é um herói. Jeremy Hammond é um jovem ... eles o chamavam de "o eletrônico Robin Hood", porque ele nunca foi para fora para seu próprio bem, que invadiu os e-mails da Stratfor - uma empresa de inteligência privada - e ele realmente exposto pela primeira vez o nível em que as empresas privadas estão vigiando provavelmente milhões de pessoas.
Na verdade, o que saiu agora é que 70% a 80% da vigilância no mundo em nome dos Estados Unidos não é a NSA, mas feito por estas empresas privadas de inteligência, muitas vezes, como contratantes da NSA, o FBI , a CIA. E isso é fundamental.
E o fato de que ele era o givenunder Fraude Informática e Lei de Abuso-de forma abusiva de processar as pessoas por "invadir os computadores", um de dez anos sentence.It é apenas uma afronta completa.
Primeiro de tudo, eu acredito que pessoas como ele ... há duas ou três coisas que gostaria de dizer e então eu vou ter que deixar esta conversa. Mas uma delas, é que eu nunca mais quero ver uma pessoa como Jeremy Hammond processados, ou Chelsea Manning processados, ou Julian Assange, ou Edward Snowden, ou Barrett Brown, até que as pessoas que cometeram os crimes que essas pessoas reveladas são processados.
O que eu acho absurdo é que a verdade, os caixas são processados, mas os criminosos em liberdade. E eu não gosto de ouvir alguém começar a discutir - "oh, eles violaram a lei."
As pessoas que violaram a lei são as pessoas que cometeram tortura ... que montou centros de tortura no Iraque, as pessoas que estiveram envolvidas no vídeo assassinato colateral, as pessoas que me espionando corporações, por grupos de ativistas de empresas privadas, as pessoas que amplamente americanos e outros em todo o mundo vigiado - esses são os infratores da lei, essas pessoas deveriam ser processado, não a verdade, escrutinadores. Esse é o número um.
Número dois, é o que as pessoas têm revelado é tão importante sobre a verdade que deveria ser entendido que, sem denunciantes e sem verdade contadores de nós não teríamos democracia. E você não punir as pessoas que estão tentando dar-nos de volta a nossa democracia.
E assim, a sentença de Jeremy Hammond de dez anos, uma das pessoas-chave que tentam fazer-nos mais democrática neste país e compreender o papel das corporações privadas em realmente subverter, minando e tentando acabar com a democracia é o que deve ser processado e as pessoas que expõem esse papel, são as pessoas que são heróis e não deve estar recebendo algum tempo na prisão.
Robles: Concordo com você 100%.
Ratner: eu estou correndo agora John.
Robles: OK, muito obrigado, eu realmente aprecio isso. Foi uma honra falar com você novamente.
Ratner: Certo. Bye, bye John.
Robles: Muito bem, cuidar, ter uma boa.
Você estava ouvindo uma entrevista com Michael Ratner, presidente emérito do Centro de Direitos Constitucionais e do Presidente do Centro Europeu de Direitos Humanos e Constitucionais. Ele também é o advogado norte-americano para o WikiLeaks e Julian Assange. Muito obrigado por ouvir, e como sempre eu desejo o melhor onde quer que no mundo você pode ser.