Este é John Robles, você está ouvindo uma entrevista com Michael Ratner, presidente emérito do Centro de Direitos Constitucionais e do Presidente do Centro Europeu de Direitos Humanos e Constitucionais. Ele também é o advogado norte-americano para o WikiLeaks e Julian Assange.
PARTE 2
Esta é a parte 2 da entrevista em andamento. Você pode encontrar a parte anterior no nosso site emvoiceofrussia.com .
Robles: Posso lhe fazer uma pergunta, agora isso não saiu muito na mídia, mas você está perto de ... (e então eu gostaria de lhe perguntar sobre Julian Assange) ... você está perto de Julian Assange, Jeremy Hammond e todos esses casos, Snowden, tenho certeza, você está muito bem informado sobre. Apenas uma pergunta que eu sempre me perguntei, começando com os vazamentos do Afeganistão, com a informação de Bradley Manning, com as revelações de Snowden que o Guardião admitiram que você publicou apenas cerca de 1% (eles ainda têm cerca de 95% dos arquivos que eles estão mantendo ) Eu sempre me perguntei sobre a ausência de, durante todos esses vazamentos maciços, de informações sobre Guantánamo e 9-11. É esse material que está sendo mantido em segredo? Pode talvez apenas especular, há alguma outra informação como essa, que pode estourar a tampa de Guantánamo e 9-11?
Ratner: Você sabe, eu não sei a resposta para isso. Eu acho que em relação a Guantánamo pode haver material. Eu não sei, mas que pode haver. E isso é provavelmente Ed Snowden-tipo de material. É provavelmente isso tem a ver com a vigilância e garante, e todos os tipos de coisa. Esse é o meu palpite sobre isso.
No que diz respeito ... e, claro, o WikiLeaks publicou uma série de documentos sobre Guantánamo - as avaliações dos detidos, que foram principalmente informação falsa EUA sobre eles, o que foi útil para que as pessoas vejam o quão mal feito as avaliações dos EUA foram de pessoas. Mas eu realmente não sei.
Eu sei que há provavelmente nenhum que é público, mas há uma enorme quantidade mais a ser escrito sobre o escândalo NSA, que pode entrar em todos os tipos de países e regiões, e as pessoas, e os programas. Então, nós não sabemos. Em 9-11, eu simplesmente não tenho nenhuma idéia, mas em Guantánamo, não me surpreenderia.
Robles: eu vejo. Gostaria de comentar sobre Edward Snowden, pediu que o governo brasileiro eo povo brasileiro conceder-lhe asilo lá?
Ratner: A coisa mais interessante sobre a carta de Edward Snowden para o povo brasileiro foi a própria carta, que disse ao povo brasileiro: "Não seja enganado, não se deixe enganar a pensar que isto é uma investigação de terrorismo, isto é sobre economia espionagem, espionagem diplomática, em última análise, trata-se de poder. "
E é isso que ele disse. E essa é, provavelmente, a mensagem mais importante do que a letra, porque o que ele está realmente dizendo é o que os EUA estão fazendo aqui, o que a NSA está fazendo - isso é sobre a hegemonia dos EUA, Império dos EUA, em outras palavras, "poder", ele Não se trata de terrorismo. Esse tem sido meu ponto de vista o tempo todo.
Os EUA estão enfraquecidos como um império, é um que pode continuar a empurrar, obviamente, a fronteira da Europa para a Ásia e para a Rússia. Eles querem que todo o poder econômico eo controle de um império de prosperidade e não um declínio. E assim, eu acho que isso é o que a carta do Snowden é sobre.
Em termos do pedido de asilo, é claro, que ele foi concedido um asilo temporário por um ano na Rússia. E assim, eu acho que ele, obviamente, precisa pensar em seu próximo passo.
Sem saber exatamente o que vai acontecer na Rússia, o meu palpite é que eu estou supondo, é improvável que a Rússia simplesmente entregá-lo aos americanos. Eu acho que é um cenário muito improvável.
Robles: Bem, eu posso dizer com quase 100% de certeza de que "que" nunca vai acontecer.
Ratner: Certo, eu diria que tão bem. Isso seria realmente ... isso seria um choque para qualquer um. Mas isso não significa que, para que ele não pode querer encontrar um outro lugar, porque ele só tem um ano, não só do ano, mas é incrível o que a Rússia fez, obviamente, extraordinária de qualquer forma. Quero dizer, Ed Snowden estaria na prisão agora, mas para isso. Assim, é um passo extraordinário que a Rússia fez. Não é mesmo a ser, o que eu posso dizer, é um dos passos mais nobres que eu já vi. Mas isso não significa que ele não quer uma solução mais permanente para onde ele está. Então, eu acho que isso é o que ele dizia na carta.
A única coisa que ele fez na carta, que eu achava que era extraordinário, foi - você sabe, você foi espionado, o Brasil, eu estou contente de ajudá-lo a determinar como essa operação tem trabalhado contra você, mas eu posso 't fazê-lo a partir de onde eu estou, eu preciso estar com você lá, eu preciso ter uma concessão de asilo para que eu possa falar livremente.
Robles: Agora, indo de nobre vergonhoso - Julian Assange preso naquele embaixada no Reino Unido.Vergonhoso, eu acho, é um eufemismo lá. Alguma novidade sobre Julian?
Ratner: Julian, como eu acho que os seus ouvintes sabem, foi concedido asilo político do Equador.Ele acreditava que o tempo todo, assim como os seus advogados, de que ele tem o direito de deixar que embaixada e ir para o Equador para que ele possa exercer o asilo político.
Infelizmente, o britânico não vai concordar com isso e querem mandá-lo para a Suécia, onde ele é suposto responder a acusações que têm a ver com a má conduta sexual. Nós temos insistido há muito tempo que o sueco deve vir com a embaixada e interrogá-lo, ou os suecos deve dar-lhe uma passagem segura para a Suécia e garantia de que ele não vai para os Estados Unidos. Nada disso aconteceu.
A coisa mais recente que aconteceu, porém, e eu acho que foi, provavelmente, um ... pode ter sido uma operação bem pelos Estados Unidos Governo, o Washington Post teve recentemente um artigo que dizia: "alto funcionário do Departamento de Justiça ou alto funcionário dos EUA diz que não existe qualquer acusação pendente de Julian assage. "
Robles: Na verdade, eu escrevi um artigo sobre isso, sim, e eles citaram fontes não identificadas, etc Eu acho que foi uma farsa mim.
Ratner: Certo. Então, eu acho que foi uma farsa. Mas a coisa sobre esse artigo é duas coisas. Um, se você ler o artigo com atenção e, é claro, se você também sabe o que eu sei e até mesmo publicamente, se você ler o artigo com atenção - foi cuidadosamente formulada. Ele disse - não há julgamento de Julian Assange se ele fez apenas ou exatamente o que o Washington Post faz, o que quer dizer a citar: "agir apenas como um editor de material de Bradley Manning".
Por outro lado, se havia algo diferente, então ele pode ainda ser processado, o que quer dizer, e eu sei que isso (é público), o Grand Jury, que está investigando JulianAssange está agora investigando uma conspiração de Julian Assange com Bradley Manning. Então, o governo "funcionários anônimos" nunca disse nada sobre isso.
Em segundo lugar, no mesmo artigo, ele disse: "... a investigação do Júri continua." Então, o artigo não faz sentido. E, claro, era fontes anônimas.
Não faz sentido, exceto como ele foi pego. Ele foi pego na Suécia, de modo que o sueco ... um dos advogados de uma das pessoas que fazem as acusações na Suécia escreve um Op-Ed e é citado em uma carta ou citado em um jornal, dizendo: "Veja isso, há é nada pendente nos Estados Unidos.Julian está apenas se escondendo em que a citação embaixada ', porque ele não quer vir para a Suécia para enfrentar as acusações. "
Então, eu e os advogados suecos tiveram escrever um Op-Ed volta, que foi publicado nos jornais suecos, dizendo: "Este é apenas ridículo. Quero dizer, deixe-me dizer-lhe, ele estaria na Suécia, em um minuto, se tem algum tipo de garantia de que os EUA não iria processá-lo, aquele que poderíamos confiar. "
Bem não há nada que podemos contar com a este ponto. E o meu conselho para Julian Assange em que embaixada é: ele não pode deixá-lo, se houver uma chance justa oreven se alguma chance de ir ... sendo enviados para, possivelmente, um julgamento muito longo ruim e uma frase muito longa nos Estados Unidos.
Então, o que me diz, você disse que a palavra "fraude", o que isso nos diz é que eu acho que este foi elaborado propositadamente para tentar ... (e foi elaborado com palavras muito Caged) para que alguém que não leu o artigo seria apenas chegar e dizer, bem, não há nenhuma acusação. E assim, ele foi feito para tornar a situação de Julian parecer pior aos olhos do público. Isso é que eu acho que a razão que o artigo saiu.
Robles: eu vejo. E havia uma parte lá que disse -, se encontrar algo que ele realmente cortado ou algo assim, então eles simplesmente tirá-lo sobre isso. Mas o Grande Júri de continuar, e então ... Alguma novidade sobre Julian? Quero dizer, como ele está? Há algo novo acontecendo no Reino Unido? Eu entendi que eles iam desistir do acordo de extradição da UE?
Ratner: Isso ainda está acontecendo. Esse é um ponto interessante, que você sabe que John. Há alguma alteração e alguns outros tipos de coisas que acontecem no Reino Unido sobre como esse processo de extradição funciona. É muito cedo para dizer o que vai acontecer lá, mas é um pouco de esperança.
E mesmo que ele só vai para o futuro seria realmente ter um efeito, na minha opinião, sobre o que aconteceu no passado, ele vai apertar a extradição, porque aqui o que eles têm é um processo onde, mesmo sem a apresentação de acusações contra ninguém, com apenas alegações você pode usar um mandado de detenção a nível europeu para chegar alguém e extraditá-lo. Não faz qualquer sentido. Você entra em uma delegacia de polícia, fazer algumas alegações, para que possa extraditar alguém de outro país - não faz qualquer sentido. Então, eu acho que está passando, espero, vai sofrer alteração.
A outra coisa, é claro, eu tenho certeza que, como os seus ouvintes sabem, e eu não tenho certeza de que você e eu falamos sobre isso antes, mas é claro que o WikiLeaks teve um papel importante em ajudar Edward Snowden movimento de Hong Kong a um lugar onde ele tinha uma possibilidade de obter asilo, em Moscou. E isso é muito importante. Sarah Harrison deixou Moscou depois de quatro meses com Edward Snowden.
Ela publicou uma carta sobre isso. Basicamente, foi uma forte carta divulgada por uma pessoa muito corajosa - Sarah Harrison - dizendo - Eu fiz o que eu fiz, porque, essencialmente, temos de proteger as fontes, porque ele tem o direito de obter asilo para o que ele fez e se Governo não vai realmente dar-nos cidadãos de informação são obrigados a ter, nós vamos ter que segurá-lo. Ela está vivendo em Berlim agora.
Robles: Certo, eu ia lhe perguntar sobre como é isso? Becauseshe estava com medo de ir para casa.
Ratner: Certo!
FIM PARTE 2
Você estava ouvindo a parte 2 da entrevista com Michael Ratner, presidente emérito do Centro de Direitos Constitucionais e do Presidente do Centro Europeu de Direitos Humanos e Constitucionais. Ele também é o advogado norte-americano para o WikiLeaks e Julian Assange. Você pode encontrar uma parte desta entrevista no nosso site em voiceofrussia.com. Muito obrigado por ouvir, e como sempre eu desejo o melhor onde quer que no mundo você pode ser.